Com muita alegria e com o coração agradecido, preparamos esta edição especial da Construir Notícias, que, em outubro, completa 25 anos de ininterrupta circulação. Em todo esse tempo, produzimos centenas de reportagens e entrevistas direcionadas ao dia a dia do professor, contribuindo para a sua prática.
A Construir Notícias se preocupa em selecionar, minuciosamente, conteúdo para enriquecer a formação continuada dos profissionais da educação. São estudos, práticas, conselhos e experiências de especialistas dedicados ao bem-estar profissional e pessoal de todos aqueles que, assim como nós, põem a educação em um lugar de privilégio, que têm como alvo a motivação, a superação e o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos seus alunos.
Fazendo a retrospectiva das edições anteriores, desde o primeiro número, em 2000, percebemos o quanto cada publicação fez e continua fazendo parte de sua formação continuada; por isso, a Construir Notícias presenteia seus leitores com um compêndio com todos os temas já publicados durante os 25 anos. Você poderá acessá-lo através do QR Code. É mais uma maneira que encontramos para retribuir todo o respeito e a aceitação.
Parabéns a todos que fizeram e que fazem parte desses 25 anos!
Parabéns a você, professor e professora, que abraça cada edição.
25 mil abraços.
25 mil gratidões.
A melhor forma de se manter atualizado é aprendendo a aprender.
Aprenda a usar as fontes de conhecimento disponíveis, como a Internet, bibliotecas, jornais, revistas e, é claro, pessoas. Existem várias formas de aprender o que você precisa saber.
Responsabilize-se pelo seu próprio aprendizado. Determine o que você precisa aprender, a melhor forma de aprender, e depois aprenda o que precisar.
Uma das melhores formas de aprender é enfrentando desafios.
Júlio Clebsch
As sementes têm de ser plantadas e cuidadas para que, mais tarde, deem frutos.
Em nosso caso, a semente foi a da formação continuada, e o campo a ser semeado foram as escolas e os professores.
Pensando num projeto com o objetivo de trabalhar a formação continuada, criamos a Construir Notícias, um jornal inicialmente com 16 páginas e uma tiragem de 5 mil exemplares.
Buscando, em cada edição, trazer o melhor para nossos professores leitores, hoje, com 25 anos, faz uma tiragem de 158 mil exemplares e tem sua distribuição gratuita nacional.
A semente germinou.
A Construir Notícias cresceu.
Cada edição apresenta temas atuais, projetos, depoimentos, histórias, livros e filmes, tudo regado pelo adubo chamado amor e compromisso.
Parabéns a todos que participaram e participam de cada edição, adubando a formação dos nossos professores, semeando e colhendo os frutos do saber.
Obrigada pelos 25 anos de dedicação e compromisso!
Zeneide Silva
Saiba quem é cada um dos cooperadores
da revista Construir Notícias.
1 – Carol Farias
2 – Renata Braga
3 – Solange Duarte
4 – Amanda Barbosa
5 – Elisa Santos
6 – Wilton Carvalho
7 – Isabela Nóbrega
8 – Sara Nascimento
9 – Márcia Regina Silva
10 – Lécio Cordeiro
11 – Ivônica Xavier
12 – Flávia da Fonte
13 – Patricia Marinho
14 – Elto Koltz
15 – Zeneide Silva
A equipe do editorial da revista Construir Notícias, com a coordenadora editorial Zeneide Silva.
Renata Braga, Patricia Marinho e Carol Farias, representando a parceria da Construir Notícias com a Mirai Design e Comunicação, responsável pela diagramação e pelo projeto gráfico da Revista.
Flávia da Fonte, representando o time da Tante Comunicação Digital, empresa responsável pela comunicação digital da Revista.
Amanda Barbosa e Sara Nascimento, representando a equipe da Consultexto, responsável pela revisão dos textos.
A Construir Notícias chegou à tiragem de 158 mil exemplares devido ao interesse e à aceitação dos professores pelos seus conteúdos, publicados com seriedade e dedicação. São mais de 1.052 colaboradores do Grupo Editorial Construir trabalhando para que seus livros e a Revista cheguem até as escolas, graças ao compromisso firmado pelo seu diretor-presidente, Pedro Tavares, com a formação continuada dos profissionais da educação.
A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas. A escola tem a importante tarefa de orientar os jovens e ajudá-los a transformar seus sonhos e sua realidade em projetos a serem realizados no decorrer da vida, com serenidade e satisfação.
Como educadores, professores e pais, precisamos entender o que ocorre entre o sentir e o aprender, a emoção e a imaginação, além de compreender que as crenças e os valores que norteiam a vida do ser humano são construídos na escola. É nesse contexto que é estimulada a vontade do aluno de descobrir o mundo, aprofundar o conhecimento e se tornar livre nas próprias escolhas.
A formação do jovem é um direito e um fator estratégico de sua vida para ter os instrumentos essenciais para administrar as mudanças, realizar objetivos e viver na sociedade de maneira autônoma e responsável. O desafio da escola é equilibrar as exigências de passar conteúdos com a necessidade de estimular, no aluno, a capacidade de compreender e interpretar a realidade. Nesse contexto, permanecem válidos quatro pilares da educação:
• Aprender a conhecer, ter a cultura e o conhecimento de base para adquirir mais conhecimento.
• Aprender a transformar esse conhecimento em competências para a vida pessoal e profissional.
• Aprender a viver com outras pessoas, fortalecer o respeito pela diversidade, cooperação e cidadania.
• Aprender a assumir as próprias responsabilidades para construir o futuro.
Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional e Especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.
Revista Profissão Mestre, agosto de 2015. Texto adaptado.